segunda-feira, 13 de abril de 2009

Tlim - Tlam...assim é na minha terra

Tlim- Tlam, tlim tlam…Ouvem-se os sinos, o compasso está a chegar…

São dados os últimos retoques ao espelho, apruma-se a roupa da nova desta estação, passa-se uma lufada de aroma pelo corpo, e o brilho nos olhos percorre o caminho ao encontro do exterior.
Faz Sol cá fora, os passeios e as entradas das casas estão decoradas com as mais belas flores da época, indicam o percurso a percorrer.

As casas cheiram a fresco e respiram uma nova estação, há jarras de flores, amêndoas pousadas na mesa, como fizessem parte integrante da decoração da casa, está tudo muito ordenado e belo.

Ao longe avista-se um mancha encarnada em fila indiana saindo por portas fora e entrando noutras. Os curiosos e os ansiosos ficam na rua na esperança que estes se avistem o mais perto das suas casas. As conversas cruzam-se com os vizinhos, as crianças andam na rua com um sorriso instalado, e os afilhados esperam ansiosos pelas prendas, o fular das madrinhas.

De repente, uma enchente de gentes invadem a humilde e nobre casa, e proclamam a frase, “ uma santa Páscoa para toda família…”, em seguida a cruz percorre em busca do tradicional beijo ao senhor, um momento alto desta alucinante viagem. Também há comes e bebes ao dispor destes pobres e cansados homens, exaustos de tanto percorrer a freguesia a pé, coitados…é duro levantar as sete da manhã, ir ainda a uma missa, e depois fazer KM para benzer as casas do povo da terra…tudo por amor á terrinha.
As famílias juntam-se em casa e maravilham-se com as delícias tradicionais e regionais do dia, as conversas marcam o momento, e o tempo toma partido de um mais um dia passado em absoluta paz e harmonia com a família.
É tempo de amêndoas, amêndoas que marcam mais um dia festivo. Viva á nossa Páscoa, que é assim na minha terra…

Feliz Páscoa
Bela Adormecida

2 comentários:

  1. que saudades da minha aldeia, das minhas tias, da comida no forno de lenha, de correr de casa em casa para receber o compasso em todas...deu-me esta nostalgia.
    p.s. ai a sopa seca da minha Tia Laura, até me cresce água na boca só de pensar
    CCC

    ResponderEliminar
  2. Que espirito "Pascalicio"aqui se vive!
    Tb a mim minha irmã, me deu a nostalgia...
    Que saudades tenho eu da nossa aldeia, das nossas tias, da comidinha, da correria, da simplicidade,dos cheiros, das cores...só não tenho da casa de banho :-)

    Lua

    ResponderEliminar